Pássaros, tempestades e dias   melhores     pinturas - 2012 à 2019
 
Carta aberta à um pombo 
 
Se lhe escrevo, caro amigo, é para agradecer-lhe a atitude gentil que teve ao deixar-me passar à sua frente, cedendo-me a vez, no momento em que ia cruzar a rua, gentileza rara nos humanos que, como você e eu, transitam por estas calçadas. Comoveu-me ver com que civilidade refreou o passo para que eu cruzasse à sua frente, sem perda de tempo, uma vez que aparentava pressa. Essa sua atitude me fez refletir...
Ferreira Goulart
Último ato 
Fotografia  2016
 
 
Memória e esquecimento. Espaço que abriga o corpo das transformações do mundo que não podemos reter.
O instante. O último ato antes do fim, e a angústia que permeia o medo do nunca mais. A vida transcorre na casa, o vaso de flores permanece sobre a mesa e grita que o fim é inevitável. Como fuga ou consolo, entre o efêmero e o definitivo, a ficção.
 
 
 
 

 

 

 
 
 
Sobre árvores mortas e árvores secas  pintura  sobre fotografia                   2014 à 2016
 

Nesta série, as árvores retratadas são pintadas com cores luminosas com a intenção de compartilhar com o observador os traços das imagens que capturam o meu olhar quando os registro e as minhas sensações. Assim sinalizo para o que me inquieta na tentativa de ver e mostrar estas árvores como potências de vida. É nesta ideia de potência e de sensação que busco referências para este trabalho.

 

Das árvores secas as folhas caem como uma estratégia de proteção contra o frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia, garantindo sua renovação para a próxima estação. Uma árvore morta, faz parte de um ecossistema, abriga ainda formas de vida e potenciais locais para ninhos - certas espécies de pássaros só constroem seus abrigos em árvores mortas, portanto, uma árvore morta, não é apenas uma árvore morta.
 

 

Recortes provocados
pinturas     2009 à 2012
 
Imagens construídas através de camadas sobrepostas com transparências e recortes, gerando uma provocação entre o que é mostrado e o que é oculto. Fragmentos  verbais, como fragmentos de poemas, canções ou outras fontes frequentemente são introduzidos como elementos plásticos ou complementos, são palavras retiradas dos seus contextos originais e usadas para provocar novos significados. As palavras tem presença tão plástica como poética como elementos que complementam as obras como parte do processo.
 
 
 
 
 

 

 

 
 
 
A música e seus instrumentos
pinturas                     1999 à 2012

 

Instrumentos de cordas, formas sensuais, infinitas formas.

Desde que o mundo é mundo existe a música.

Não apenas dessa forma organizada em um produto,

mas sons, sons e mais sons. Mesmo o silêncio é música, como uma grande pausa... (Luís Paulo)                                                                                  

                                                                             

Alerta Gráfico - Trabalho Infantil
Pintura                                   1998/2000
A coleção ilustra o site e pertence ao escritório
http://www.filippettoadvogados.com.br/alerta-grafico
 
Betinha por Nestor M. Habkost

Pintora sensível às problemáticas sociais faz em suas telas uma espécie de arqueologia do imediato. Remexendo as camadas de uma região da topografia social, com a paciência de arqueóloga, ela recolhe, limpa, organiza e recompõe os fragmentos de uma prática social – o trabalho infantil – que reaparece cada vez mais na economia contemporânea, suavizada de sua violência através de discursos matizados em tons pastéis: o que justifica a exploração infantil na forma de trabalho educativo; o que sustenta que criança – pobre – trabalhando não se torna marginal/criminoso; o que diz que tirando a criança do trabalho aumenta sua miséria e da própria família. ...
O trabalho de Elisabete Trevisan nos mostra que a força expressiva da arte dá muito o que pensar.

Ela é um convite sensível que inquieta o pensamento.

Nestor M. Habkost é Professor de Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciências da Linguagem pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris, França.

                                                                             

Reflexos e sentimentos
pintura                  1995 /1997
 
Preto e Branco
Como se o preto não fosse cor
Como se a arte não fosse vida
                Colorimos sem cor...
                Pinceladas de vida
                uma tela imaginária
                entre o ego e o éter
           sem preço para venda.
                       
                       Marcelo Capillé

 

M. Capillé